top of page
Buscar

Conheça opções de tratamento para varizes na Clínica Vogel

Atualizado: 27 de fev. de 2024


ree

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que prejudicam a circulação e o retorno do sangue venoso para o coração. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. 


A patologia vascular tem influência de uma série de fatores, como obesidade, hereditariedade, tabagismo, má alimentação e sedentarismo, por exemplo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 40% da população apresenta algum grau de varizes, sendo que pessoas com mais de 70 anos respondem por mais de 70% dessa estimativa. E não é só isso. Ainda conforme a SBACV, 30% dos homens brasileiros têm varizes – ou seja, não é um problema que acontece somente nas mulheres.


Tratamentos para varizes

Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. Quando as medidas preventivas não são suficientes, o cirurgião vascular poderá indicar um tratamento, ou a combinação deles, com um planejamento bem estruturado para tratar veias doentes de calibres.


Escleroterapia

A escleroterapia consiste na aplicação de um fármaco diretamente nas veias afetadas. Esse método causa uma esclerose e fibrose do vaso tratado que posteriormente é absorvido pelo organismo.


Microcirurgia de varizes

Assim como a escleroterapia, a microcirurgia de varizes pode ser feita de forma ambulatorial, ou seja, no consultório do cirurgião vascular. Nesse método corretivo, o especialista aplica anestesia local e remove as veias prejudicadas. O paciente é liberado no mesmo dia para retomar a rotina (salvo orientações específicas feitas pelo cirurgião). A recomendação pós-cirúrgica mais comum é que a pessoa evite a exposição ao sol por alguns dias, além do uso de meias elásticas. 


Laser transdérmico e Endolaser

O laser transdérmico consiste na aplicação de um feixe de luz (laser) na região das varizes. Isso faz com que o calor elimine aos poucos os vasinhos. É um método indicado principalmente para microvarizes e varizes de pequeno calibre. Já o Endolaser promove uma ablação térmica dos vasos doentes por meio da introdução de uma fibra óptica, queimando-as de dentro pra fora.


Remoção da veia safena

A remoção das veias safenas (ou safenectomia) pode ser indicada quando essa veia está muito dilatada e tortuosa. Existem duas em cada perna: 

  • Safena magna ou interna: tem seu trajeto do tornozelo à virilha

  • Safena parva ou externa: percorre a panturrilha e geralmente se estende do tornozelo até a face posterior do joelho. 

A dilatação anormal das safenas é prejudicial à saúde das pernas. Além das varizes, esse problema pode provocar úlceras e sustentar feridas nos membros inferiores.


Qual tipo de tratamento escolher

Um plano de tratamento será composto por um ou alguns desses procedimentos acima propostos. A decisão por qual ou quais técnicas utilizar será feita pelas características das veias, mas o mais importante: a maioria dos tratamentos são pouco invasivos, praticamente sem repouso e são feitos no consultório, sem necessidade de internação.


Gostou da nossa matéria sobre os tipos de tratamentos para varizes? Saiba que você não está sozinho, busque ajuda, hoje temos tratamentos modernos e menos invasivos para melhorar a sua qualidade de vida. Agende uma consulta na Clínica Vogel. Telefone fixo: (53) 3222-8213 WhatsApp: (53) 99968-8213

 
 
bottom of page